quarta-feira, 22 de abril de 2009

OS DEVERES DO MOTORISTA

Dedicar toda a atenção e cuidado ao ato de dirigir, ter conhecimento das regras de sinalização, é um bom começo; dar preferência de qualquer travessia aos pedestres significa, também, demonstrar consciência e solidariedade. Motoristas que respeitam os pedestres sabem, por exemplo que manter o carro, ou ônibus e caminhão, na sua mão de direção, na faixa apropriada e em velocidade compatível, é fundamental para o bom fluxo do tráfego e para a segurança de todos. E que as ultrapassagens têm de ser sempre efetuadas pela esquerda e com todo o cuidado. Este tipo de motorista, consciente e solidário, sabe também que é muito importante
manter seu veículo em boas condições, verificando sempre freios, sistema elétrico, limpadores de pára-brisas, amortecedores, extintor de incêndio, pneus, etc... E dá plena atenção a lei, que recomenda o uso dos faróis baixos à noite, mesmo onde existe iluminação pública. O importante, neste caso, não é apenas ter melhor condição de visibilidade, e sim anunciar claramente a sua presença para os pedestres e ou outros motoristas, principalmente na periferia dos grandes centros urbanos. A segurança, de pedestres, motoristas e acompanhantes, obriga `a diminuição de velocidade quando o veículo se aproxima do meio-fio, e diante de escolas, hospitais e locais de grande movimentação de pessoas, como terminais de ônibus, por exemplo. Mais uma vez em nome da segurança, a velocidade deve ser reduzida quando a pista estiver escorregadia e a visibilidade for deficiente.
Também é fundamental manter uma boa distância de segurança em relação ao veículo que segue na frente, para garantir uma reação eficiente nas eventuais situações de emergência.

VAMOS VIVER SEM VIOLÊNCIA

Nenhum comentário: